Loading...

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O último adeus a Mestre Peixinho

Morreu na madrugada de 16 de maio de 2011, mais um de nossos guerreiros, Mestre Peixinho.
Marcelo Azevedo Guimarães (Mestre Peixinho) nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 1947. Iniciou a capoeira em 1964, entrando para o grupo que veio a ser denominado Grupo senzala, em 1965, sendo um de seus fundadores. Participou do torneio berimbau de Ouro em 1967, 1968 e 1969. Ministrou aulas de capoeira na UFRJ de 1973 a 1980, na UERJ de 1979 a 1983. Participou de exibições e shows no teatro Municipal (1971) e Sala Cecília Meireles (1969), Festival Internacional na Ilha de Reunion (1977), Projeto brasil em Preto e Branco, durante seis meses na Europa, em 1987, organizador dos primeiros encontros europeus de capoeira a partir de 1987 e dos Encontros Escandinavos de capoeira, a partir de 1990.
Mestre Peixinho coordenava um extenso grupo de professores que ensinam em diversas cidades brasileiras, européias e americanas do norte.
O Grupo senzala constituiu-se nos anos sessenta. Cresceu procurando aperfeiçoar-se por meio de contactos com outros capoeiristas, através do treinamento intensivo e na procura dos fundamentos com a "Velha Guarda da Capoeira", passando vários períodos em Salvador, Bahia.Foi em 1967, que o grupo à procura de outras experiências, se inscreveu no torneio "Berimbau de Ouro". Para surpresa geral, venceu o torneio, e repetiu o feito por três anos consecutivos. Além de maturidade, ganhou o respeito e destaque nacionais ( Brasileiros ). Mais tarde, o grupo descentralizou-se, com seus membros ensinando em diferentes clubes, academias e universidades, e a reunir-se aquando da formação de novos 'Mestres" e graduação de alunos.Actualmente, está representado em todo o brasil e em muitos outros países e apesar de ter tido milhares de alunos durante esse período, formou pouco mais de dez "Mestres". É esta exigêcia de qualidade e nível técnico, aliada à dedicação consciência dos valores históricos da capoeira que tem feito e mantido o nome "Senzala", como grande referência no brasil e em todo Mundo. Um grande axé!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário